O que é Marketing
Multinivel -MMN-?
Para conhecimento de como funciona o Marketing Multinível ou
Marketing de Rede, selecionamos um vídeo informativo com uma rápida
apresentação para que possa entender melhor.
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Marketing Multinível,
também conhecido como Marketing em Rede,
ocorre quando os próprios consumidores indicam outros consumidores,
ganhando algo por isso.
Surgiu na década de 1940,
com o químico americano chamado Carl Rhenborg. Ele não estava
satisfeito com o sistema de distribuição atual, onde o distribuidor
ganhava somente aquilo que vendia. Então ele pensou no conceito de
rede, ou seja, de quem indicou um restaurante ou uma lanchonete, mas
o que o restaurante ou a lanchonete lhe pagaram por isso? Nada.
Exatamente aí que estava o erro segundo Rhenborg. Então resolveu criar
um sistema diferente, um sistema de bonificação onde o revendedor
ganharia um percentual sobre o que outros distribuidores que ele trouxe
para a companhia vendessem.
Também o marketing de
rede é um novo conceito de venda direta, ou seja, aquela venda sem
intermediários, onde a empresa pode remunerar muito melhor seus
distribuidores ao invés de pagar por campanhas milionárias.
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O
marketing multinível ou marketing de rede, como é mais conhecido foi
divido em várias ondas:
1ª
Onda: 1941 à 1979 - Surgiu quando iniciou o
marketing de rede, havia uma forte competição entre as empresas legítimas
de marketing de rede e aquelas conhecidas como pirâmides. Essa onde
teve fim quando a Comissão Federal de Comércio, o órgão de fiscalização
americano, decidiu que o marketing de rede e todas as empresas que
faziam parte de negócio eram legítimos.
2ª Onda:
1980 à 1989 -
Com o uso da tecnologia e
com a disseminação dos computadores, ficou muito fácil uma empresa de
MMN. Houve uma explosão sem precedentes de empresas de marketing de
rede, pois todo mundo queria ter a sua empresa de MMN. Muitas nasciam em
fundos de quintal e garagens, sem muita estrutura, muitas delas
quebravam depois do 4º ou 5º ano de funcionamento, deixando milhares
de distribuidores milhares de dólares em produtos.
3º Onda:
1990 à 1999 -
Nos anos 90, tudo isso
mudou, criou-se leis para normalizar o segmento e uma série de empresários
com experiência profissional passaram a fazer parte dos quadros dessas
empresas. A automação também foi fundamental nesse processo. Sistemas
de computadores tornou simples os complexos cálculos de comissões a
serem pagas aos distribuidores.
4ª Onda: A
partir dos anos 2000 -
O período de expansão do
setor, que cresce mais que qualquer economia do mundo, contando
aproximadamente com 35 milhões de distribuidores no mundo e esse número
aumentando exponencialmente, principalmente com o uso da internet. As
formas de vender os produtos e serviços nunca foi tão fácil, pois se
perdeu o preconceito em relação as empresas desse setor. Muitas
pessoas estão finalmente encarando o MMN (Marketing Multinível)
como um negócio como um outro qualquer.
Modelo de negócio
- Marketing de Rede é uma
espécie de franquia pessoal, ou seja, ao invés de pagar R$ 100.000,00
pela taxa de franquia, o empreendedor paga algo em torno de R$ 500,00 ou
menos. Tem
muito menos dor de cabeça, com um retorno num tempo bem menor.
Por vezes é difícil
estabelecer uma fronteira entre marketing multinível e um esquema de
pirâmide. Simplificando os conceitos, o sistema de pirâmide é um
esquema de recrutamento de pessoas, onde não existe produto ou serviço,
movimentando dinheiro somente com a entrada de novos membros e com suas
taxas de mensalidades, ou seja, um sistema onde não existe um produto
ou um serviço sendo comercializado. Já marketing de rede, existe
um produto ou um serviço sendo comercializado. Os ganhos dos empresários/distribuidores
vem de diversas formas como: ganho na revenda dos produtos ou serviços,
ganho no recrutamento de novos distribuidores, participação nos lucros
da empresa, entre outras formas de ganhos dependendo da empresa.
Neste segmento, nos destacamos como empresa que trabalha com a comercialização
de serviços pela internet, que não requer alto
investimento. O trabalho é feito pela internet
através de um computador a partir da sua própria casa.
Este é um negócio que é tendência mundial, e a Internet está
presente na vida de 32 milhões de brasileiros que procuram por
uma oportunidade de trabalho e ganhos financeiros em tempo
parcial, este mecanismo de trabalho já é realidade em países
como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá entre outros.
Através do sistema de indicação,
os usuários estão aumentando o número
de clientes do site que serão recompensados. Quanto maior o
numero de pessoas ingressando no sistema, mais dinheiro
Mailing.Ijui.In
receberá para dividir com seus membros.