![]() |
Entre todos os países consultados no estudo, o Brasil aparece como o local no qual as redes sociais têm a maior influência na análise de um candidato a uma vaga de emprego.
Outra peculiaridade do processo de recrutamento de profissionais no mercado brasileiro é que, no País, costuma-se verificar as referências dos candidatos, seja por telefone ou pela internet - a partir de sites como LinkedIn. De acordo com o estudo, 46% dos profissionais de RH sempre confirmam as informações passadas pelos profissionais, enquanto que 43% só fazem essa checagem após a entrevista de emprego.
Essa preocupação dos recrutadores pode estar ligada ao fato de que, no Brasil, 42% dos executivos da área de Recursos Humanos acreditam que os profissionais nem sempre colocam informações corretas no currículo. Quando questionados sobre os itens nos quais os candidatos costumam mais exagerar, a maioria dos entrevistados (48%) citou a real experiência profissional; já 46% apontaram o conhecimento de línguas; e 42% destacaram que os profissionais tendem a mentir na hora em que falam sobre os motivos pelos quais deixaram o trabalho anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário