domingo, 29 de maio de 2011

UTILIDADES BONSCONTÚDOS

Os chuveiros elétricos são práticos, mas adoram pregar sustos em seus usuários com choquinhos nada agradáveis. O problema diminuiu um pouco com a obrigatoriedade da entrada para o fio terra nos aparelhos domésticos, mas não acabou.
Por isso, a primeira dica sobre o uso desse tipo de chuveiro deve ser conectar o fio terra a um sistema de aterramento. A dica é do engenheiro do Sindicato da Habitação (Secovi Rio) Orlando Sodré, que alerta para o fato de que o serviço deve ser feito por um profissional do ramo.
— Além deste cuidado, quem tem chuveiro elétrico precisa se preocupar com sua manutenção, que é fundamental para o bom funcionamento do aparelho — ressalta Sodré.
Para isso, é recomendável limpar os orifícios de saída da água uma vez por ano, pois podem ficar entupidos com resíduos minerais da água encanada.
— Antes de iniciar a limpeza, desligue o disjuntor ou chave-fusível no quadro de distribuição de energia e, com uma escova ou um pano úmido, limpe os orifícios — recomenda o engenheiro.
Tire suas dúvidas
Curto-circuito
O que devo fazer se meu chuveiro começar a dar choque?
Teresa Gonçalves
Por e-mail
Em casas com a instalação correta do aparelho, choques não acontecem. Para investigar o problema, verifique a conexão dos fios. Caso os mesmo estajam derretidos, deve-se verificar se a bitola (seção) dos fios da instalação está correta e se a conexão está bem feita. Além de desperdício de energia, esse tipo de problema gera perigo de curto-circuito e incêndio. Caso ocorra a queima da resistência, jamais faça emendas ou adaptações. A resistência deve ser substituída.
Água fria
Comprei um chuveiro de alta potência e boa qualidade, mas ele não esquenta bem. O que pode estar acontecendo? Devo chamar um profissional?
Patrícia dos Santos
Por e-mail
Se o chuveiro não está esquentando, verifique a resistência, pois é bem provável que a simples troca da mesna resolva o problema. É possível também que o problema seja decorrente de fios mal dimensionados. Neste caso, chame um eletricista para que ele avalie a origem do mau funcionamento e evite danos à instalação elétrica da casa e do aparelho. Nunca diminua o tamanho da resistência para aquecer mais a água.
Perguntas respondidas por Orlando Sodré, engenheiro do Secovi Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário